A iniciação ao Grau de Aprendiz


 
Amados mestres e companheiros, permitam-me falar diretamente ao recipiendário que acaba de ser submetido ao processo de iniciação ao Grau de Aprendiz Maçom.

Neste momento em que o estimado obreiro foi consagrado Aprendiz Maçom e recebeu os paramentos e Diploma do Grau poderás estar se sentido como um graduado, por exemplo um médico, recém diplomado. Há semelhança sim, mas há diferença também.

Na diplomação acadêmica o recém graduado passou por um longo processo de aprendizagem na escola. Que durou anos. Na maçonaria o processo durou apenas algumas horas. É certo que outras sessões de loja no grau de aprendiz se seguirão. Todavia, só a presente te ofereceu a oportunidade de ser reconhecido como maçom.

As demais seguintes poderão te proporcionar novas oportunidades de aperfeiçoamento ou te trarão sacrifícios inúteis. Tudo estará a depender se neste atual processo fostes efetivamente iniciado. Se tivesses uma gloriosa experiência com o luminoso. Se nos teus olhos brilharam a luz da Maçonaria.  

Como poderás saber se fostes efetivamente iniciado? Se tudo não passou de uma ilusão?

A resposta protocolar informa: se o velho homem em ti morreu e um novo nasceu. Resposta esotérica, enigmática. Bela e inútil.

A resposta prática, efetiva e real, é exotérica. Saberás se fostes efetivamente iniciado se voltares ao mundo fora do templo, mundo profano, com novas atitudes em faces de velhos problemas. Se agires conforme a doutrina maçônica. Lembrando que te foi informado, na Celebração dos Mistérios, que a maçonaria é uma Ordem Moral.

Ah! Mas se as tuas atitudes não mudaram? Bem, há a possibilidade de mesmo sem conheceres explicitamente a Doutrina Maçônica agires em conformidade com ela. Neste caso, já eras maçom, apenas sem avental.

Ah! Outro lembrete se faz mister informar. Um graduado acadêmico pode declarar: “sou graduado”. Já um obreiro da maçonaria jamais terá prerrogativa semelhante. O máximo que poderá informar é: “meus amados irmãos me reconhecem como maçom”. O que indica claramente que nem o processo e nem o diploma te autoriza a te declarar maçom. Pois, mediantes as tuas atitudes, poderás tão somente se comportar como um profano, apenas com avental.

Um maçom é um ser sagrado que habita o mundo profano purificando-o.

Vale de Campina Grande PB, aos 27 dias de junho de 2023.

Hiran de Melo, instalado Mestre Maçom no Grande Oriente da Paraíba.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog