RITO ADONHIRAMITA

 

Procedimentos Ritualísticos e Litúrgicos

 

SESSÃO BRANCA DE RECONHECIMENTO CONJUGAL

2013 

Conforme compilação do Irmão Mestre Instalado Hiran de Melo

 

VIII - RECEPÇÃO DAS ESPOSAS

 

 

O Irmão Mestre de Cerimônias, acompanhado das esposas dos irmãos que solicitaram reconhecimento conjugal, bate de acordo com o costume maçônico, à porta do Templo.

 

 

¶ Cobr\            Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 2oVig\,  maçonicamente batem à porta do Templo.

 

2oVig\()    Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 1oVig\, maçonicamente batem à porta do Templo.

 

1o Vig\()  Ven\M\ (nome hist\), maçonicamente batem à porta do Templo.

 

  Ven\  ()  Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 1o\ Vig\, mandai ver quem assim bate.

 

1o Vig\()  Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 2º Vig\, mandai ver quem assim bate.

 

2o Vig\()  Amad\ Ir\ (nome hist\), Mui Digno Cobr\, verificai quem assim bate.

 

O Irmão Cobridor, com a porta do Templo entreaberta, indaga:

 

¶ Cobr\            Quem é o temerário que se atreve a perturbar a paz do Templo e a interromper os nossos augustos trabalhos?

 

¶ M\CC\          Amad\ Ir\ (nome hist\), Mui Digno Cobr\, guardai a vossa espada; não é um temerário que está à porta do Templo, mas sim o Mestre de Cerimônias que vem apresentar a nossa Augusta Loja as esposas dos amados irmãos (nomes históricos) que iram participar da cerimônia de reconhecimento conjugal.

 

¶ Cobr\            Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 2º Vig\,  não é um temerário que está à porta do Templo, mas sim o Mestre de Cerimônias que vem apresentar a nossa Augusta Loja as esposas dos amados irmãos (nomes de batismo) que iram participar da cerimônia de reconhecimento conjugal.

 

2o Vig\()  Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 1o\Vig\, não é um temerário que está à porta do Templo, mas sim o Mestre de Cerimônias que vem apresentar a nossa Augusta Loja as esposas dos amados irmãos (nomes batismo) que iram participar da cerimônia de reconhecimento conjugal.

 

1o Vig\()  Ven\M\ (nome hist\), não é um temerário que está à porta do Templo, mas sim o Mestre de Cerimônias que vem apresentar a nossa Augusta Loja as esposas dos amados irmãos (nomes de batismo) que iram participar da cerimônia de reconhecimento conjugal.

 

  Ven\  ()  AAmad\IIr, será dado início a cerimônia de reconhecimento conjugal. A partir deste momento não será permitido a execução do sinal do grau.  

 

  Ven\  ()  Franqueai-lhes o ingresso.

 

Quando o Irmão Cobridor franquear o ingresso das esposas que serão recebidas pelos seus receptivos esposos.

 

  Ven\  ()  A Maçonaria Universal presente no Oriente de Campina Grande mediante a atuação da ARLS.: "Fraternidade, Força e União" , filiada de número 08 ao Grande Oriente da Paraíba, tem a honra de dar a todos os presentes nossa saudação de paz, concórdia e boa vontade.

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno M\CC\, tendes a bondade de explicar o objetivo da nossa reunião.

 

¶ M\CC\          Sábio Ir\ (nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos, esta cerimônia, que  só se efetua por solicitação de um Irmão Maçom,  tem  com objetivo a apresentação da legítima esposa do solicitante ao mundo maçônico. Não pode, nem deve, por conseguinte ser confundida com o matrimônio, propriamente dito, que todo o maçom contrai de acordo com as nossas leis civis, nem se trata de substituir o matrimônio civil ou religioso. Nós nos limitamos ao reconhecimento da vida conjugal. Nossa Loja ao outorgar este Reconhecimento Conjugal  só o faz devido a existência concreta do matrimônio entre o Irmão Maçom solicitante e a sua companheira.

 

  Ven\  ()  Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 1o\ Vig\, tende a bondade de dizer-nos porque promovemos esta cerimônia de tão alta significação social e maçônica?

 

1o Vig\()  Amad\Ir\(nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos, promovemos esta cerimônia porque, onde quer que haja um maçom, ali se levanta um Templo em que se ensina e se pratica o bem. Desta forma é que é tão útil o golpear de nossos malhetes sobre a pedra que burilamos. Os sons produzidos são notas harmoniosas que eleva o espírito e modera os sentimentos nos altos ideais da vida e do amor. Porque, também, nossos estudos e meditações fizeram alcançar o sonhado horizonte das mais puras aspirações dos nossos obreiros, dando um passo a mais no caminho de seu aperfeiçoamento e de sua felicidade.

 

IX - TESTEMUNHOS DO MATRIMÔNIO

 

  Ven\  ()  Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 2o\ Vig\, tendes a bondade de dizer-nos se algum dos obreiros praticou alguma obra meritória que mereça o nosso regozijo?

2o Vig\()  Amad\Ir\(nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos, Amad\Ir\(nome de batismo) associou a sua obra a senhora (nome da esposa do irmão), { caso exista mais de um casal, repetir os nomes de cada casal} compreendendo que a mulher, tão venerada e respeitada por nós, representa a metade do ser social. Nossos Amados Irmãos citados, em união com as suas companheiras, propõem-se desenvolver suas faculdades morais e intelectuais, para desempenhar melhor, no seio da família e da sociedade, todas as funções e responsabilidades que lhes foram confiadas. Assim, nossos Amados Irmãos conscientes de suas missões associaram as suas obras as suas companheiras e juntos, trabalhando de forma magnífica e edificante, vêm construindo um mundo melhor.

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno Secr\, foi efetivada esta união? Podeis dá fé?   

 

¶ Secr\             Sábio Ir\ (nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos, é verdade sem dúvida que os casais citados pelo Amad\Ir\(nome hist\), Dignís\ 2o\ Vig\ convivem como verdadeiros companheiros.

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno Orad\, em virtude disto, que nos corresponde fazer?

 

Orad\            Sábio Ir\ (nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos, em virtude dos testemunhos de amor e mútua compreensão manifestadas pelos casais aqui presentes, nos manifestamos favoráveis ao reconhecimento de tão felizes e fecundas uniões.

 

X - RATIFICAÇÃO DO PEDIDO

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno M\CC\, ide a cada  Irmão e a sua respeitável esposa e perguntai-lhes, se, em nossa presença, ratificam sua decisão de participarem do Ato de Reconhecimento Conjugal (Confirmação de Casamento), e lhes informe que a ARLS.: "Fraternidade, Força e União" dará testemunho de suas afirmações e os reconhecerá no estado que voluntariamente se encontram.

 

O Irmão Mestre de Cerimônia cumpre as determinações e após se cientificar das decisões dos mesmos anuncia o resultado.

 

¶ M\CC\          Sábio Ir\ (nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos, o Amad\Ir\(nome de batismo) e sua digna esposa a Senhora (nome da esposa do irmão), { caso exista mais de um casal, repetir os nomes de cada casal} estão dispostos a ratificar ante essa Respeitável Loja o desejo de se unirem voluntariamente como esposos.

 

  Ven\  ()  Amados irmãos e suas respectivas digníssimas esposas em atendimento aos vossos desejos essa Respeitável Loja irá proceder, como determina os nosso antigos costumes, o reconhecimento das vossas uniões. Antes, porém, meditais sobre o que entendemos sobre matrimônio.

 

XI - SIGNIFICADO DO MATRIMÔNIO

 

 

O Ir\ M\Harm\ faz soar música própria, em um nível que não se sobreponha a voz do Ven\ M\.

 

  Ven\  ()  O  matrimônio é consequência de uma reciprocidade de amor e de respeito, e é tendo em vista esses sentimentos que ele se realiza. A união conjugal eleva os esposos e os estimula à prática das virtudes. O pai de família, compenetrado dos seus deveres, repele os vícios e fraquezas, domina suas paixões para não corar ante seus filhos e para não lhes deixar o opróbrio por herança, e quando esse pai é Maçom, sabe que os filhos são depósitos sagrados do mais fecundo amor, que, com os ramos, se unem ao tronco de onde lhes vêm seiva da educação e o apoio pelo exemplo da virtude.

 

1o Vig\()  Não deveis esquecer,  jamais, que a mulher é vossa igual, que deveis tratá-la sempre com respeito, com moderação e carinho. Quem poderá melhor colaborar com um homem, senão a sua companheira? Quem melhor que ela saberá alimentar uma bela esperança, e curar, com um beijo as mais profundas feridas da alma?

 

1o Vig\          A Maçonaria nos recorda e ensina, sempre, nossos mais altos deveres, e assim espera conseguir a indissolubilidade na união de duas existências, feita à base do amor e não de férreas tiranias legais. Procura para isso, forjar verdadeiras ligas de afeto, de cultura e de compreensão intelectual e sentimental, pois é assim que se formam os laços atrativos e duráveis.

 

1o Vig\          O matrimônio para nós é tão importante, que o nosso Código de Moral Maçônico, que disciplina nossos deveres para com os nossos semelhantes e para conosco, regula igualmente os deveres que temos para com a mulher.

 

2o Vig\()  Um lar íntegro, cheio de sol e de alegria; um sorriso oportuno, uma carícia a tempo, um doce consolo nos embates da vida e uma fidelidade a toda a prova, constituem a base de uma relação feliz e consolidada. Confiai sempre um no outro; não deis pasto a língua mal intencionada que provoca ciúmes e que mata todo o amor e respeito.

 

2o Vig\          Lembrai-vos em vossa hora de triunfo ou de fracasso, de tranquilidade ou de exaltação, de prosperidade ou de pobreza, que tendes uma esposa a quem deveis atenções e respeito, e que só de vós ela espera o apoio necessário. Credes sempre mais no que diz o vosso companheiro do que o que dizem as outras pessoas. Assim consolidarei o vosso matrimônio. Ainda, vós deveis ter presente, por certo, o momento mais doce de vosso noivado, com a que hoje é vossa esposa; pois bem, desse momento não esqueçais nunca e em todos os atos de vossa vida considerai a vossa esposa como se fosse sempre vossa noiva.

 

Ven\  ()    Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno Orad\, tendes alguma coisa a mais para dizer às esposas dos nossos amados Irmãos?

 

Orad\            Sim, Sábio Ir\ (nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos. Senhoras, se alguma vez, (que o destino vos livre desse desgraçado dia) se levantar entre vós uma dessas nuvens que fazem escurecer o horizonte conjugal, vindes a nós que somos vossos amigos e irmãos; temos a obrigação de guardar os vossos segredos e de falar imparcialmente e de aconselhar com a maior prudência; entre nós reina uma disciplina estrita e uma retidão fora de suspeita, portanto, estamos capacitados para julgar todos os casos lamentáveis que se apresentem em vossas vida conjugal.

 

Ven\  ()    Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno Tes\, tendes alguma coisa a mais para dizer às esposas dos nossos amados Irmãos?

 

 Tes\             Sim, Sábio Ir\ (nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos. Senhoras, onde quer que haja um maçom, e os há em toda parte do mundo, esse Maçom combaterá a peito descoberto por vossa honra, por vossa tranquilidade e por vossa felicidade. Em cada um de nós tereis um apoio e um amigo e, se vos encontrais desamparada, acorrei a nós, que remediaremos vossos males; encarregaremos-nos de vossos filhos, e satisfaremos vossas mais prementes necessidades.

 

Ven\  ()    Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno Chanceler, tendes alguma coisa a mais para dizer às esposas dos nossos amados Irmãos?

 

 Chanc\         Sim, Sábio Ir\ (nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos. Senhoras, alguém disse que o homem é parte de um todo; que isolá-lo é mutilá-lo e que uni-lo devidamente, é completá-lo. O mesmo pode ser dito a respeito da mulher. E que melhor forma de complementaridade senão aquela produzida por um casamento feliz.  Não há, certamente, forma mais bela de se integrar em um todo harmonioso. A Maçonaria prodigaliza os ensinamentos voltados para iluminar a existência do Maçom e de sua família pela luz da razão. Pois é a razão que com a flama sempre acessa, faz distinguir a verdade do erro, e dissipa as preocupações e os temores.

 

Ven\             Senhoras, sejais bem-vindas ao nosso meio; aproveitais nossas prédicas, pois esperamos vossas contribuições na obra que realizamos como obreiros do bem.

 

XII - CONFIRMAÇÃO DE CASAMENTO

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno M\CC\, trazei ao Oriente, um de cada vez, os casais para o Ato de Confirmação de Casamento.

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome de batismo), e vós sua digna esposa, já sabeis qual é o ato que estamos celebrando e as idéias que temos sobre ele e sobre os vossos deveres como esposos. Amado Ir\ (nome de batismo), estais disposto a declarar diante de nós o desejo de ratificar vossa união?

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLNIWxxAYNj1JpH1gN2KJvCOjHNpK6Cy6NfUt3QZqqJwjleSN6 Esposo         Sim, Venerável Mestre, é para nossa família uma grande honra haverdes permitido e presidido esta sessão Magna de Reconhecimento Conjugal.

 

  Ven\            Senhora, (nome de batismo), estais de acordo com os desejos que vosso esposo nos expressou?

 

Esposa                [responde livremente]

 

  Ven\            Felicito-vos por vossa decisão. Amado Ir\ (nome de batismo), amais a vossa esposa?

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLNIWxxAYNj1JpH1gN2KJvCOjHNpK6Cy6NfUt3QZqqJwjleSN6 Esposo         [responde livremente]

 

  Ven\            Senhora, (nome de batismo), amais o vosso esposo?

 

Esposa                [responde livremente]

 

 

O Ir\ M\Harm\ faz soar música própria, em um nível que não se sobreponha a voz do Ven\ M\.

 

  Ven\            Que todos aqui presentes deem fé destas palavras, e vós, regozijai-vos se haveis falado a verdade, mas tremei se haveis guardado pensamentos contrários aos que dissestes; que vossas consciências sejam juízes e testemunhas de vossas palavras, as quais ides assinar perante nós.

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome de batismo), e com o ato que sublima os espíritos,  beijai vossa esposa, e vós, Senhora (nome de batismo) recebei o beijo de vosso esposo. Que esse beijo seja inolvidável durante vossa vida, por que ele vos trará as recordações de vossas promessas e de vossos deveres; ele vos trará as recordações desta Respeitável Instituição debaixo de cujos auspícios vós fostes acolhidos.

 

  Ven\            Trocais, entre vós, os anéis que simbolizam a vossas união, que ela seja mais firme que o metal de que eles foram feitos.

 

  Ven\            Amado Ir\ (nome de batismo) tomais por um momento em vossas mãos este Compasso e que ele vos recorde, que, assim como ele assinala espaços com toda exatidão, assim vós deveis assinalar todos os atos de vossa vida  com a Razão, a Justiça e a Verdade.

 

  Ven\            Senhora (nome de batismo) tomais por um momento em vossas mãos este Esquadro e tendes sempre presente, que assim como ele tem a inalterável severidade de sua retidão, assim vós deveis sujeitar todas as vossas ações à Fidelidade, ao Amor e à Virtude.

 

  Ven\  ()   Em pé, Meus AAmad\ IIr\. Em nome da ARLS "Fraternidade, Força e União" declaro solenemente, que reconhecemos e aceitamos como matrimônio legítimo o casamento do nosso Amado Ir\ (nome de batismo) com a Senhora (nome de batismo).

 

  Ven\            Celebremos o acontecimento com uma forte salva de palmas!

 

  Ven\            Permita-me, meu amado Ir\ (nome de batismo) que vos dê o ósculo da paz maçônica. [depois, em seguida, beija a mão direita da esposa do irmão]. É com muita alegria que vos entrego o Diploma de Reconhecimento Conjugal.

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno M\CC\, tendes a bondade de levar o casal aos seus lugares. Sentemos-nos, AAmad\ IIr\.

 

 

Cumprida esta determinação, o Ir\ M\CC\ leva ao oriente um novo casal. E o cerimonial se repete a partir do ponto XII.  Não havendo mais casal para o reconhecimento conjugal, o Ven\ M\ diz:

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno Secr\, tendes a bondade de fazer a leitura da ata que haveis escrito, dando fé desta cerimônia.

 

Feita a leitura da ata, o Ven\ M\ diz:

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno Orad\, concedo-vos a palavra para que vos agradeça a presença dos Irmãos e de todos os visitantes.

 

Orad\            Grato pela graça, Sábio Ir\ (nome hist\), amado mestre a quem muito veneramos. Senhores e senhoras... [o orador se pronuncia livremente]

 

  Ven\  ()   Amado Ir\ (nome hist\), Mui Digno M\CC\, tendes a bondade de conduzir nossos visitantes para o local do banquete.  Ide em paz, que o Grande Arquiteto do Universo vos conduza em uma vida plena de amor.

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog